Kuhn, T. S. (1987). Mahatma Gandhi, Viktor Frankl o Nelson Mandela son claros ejemplos de la teoría de la autorrealización. Talleres para jóvenes, adolescentes, niños, padres y educadores. Preferi ocupar um espaço maior na apresentação da Psicologia Transpessoal, a qual, não obstante o crescente interesse que vem despertando (demonstrado, por exemplo, no aumento da tradução e edição de livros sobre o assunto), é ainda bem pouco conhecida e aceita nos meios mais oficiais da Psicologia no Brasil. Ainda examinando o passado histórico da Psicologia, vamos encontrar nas psicologias pré-científicas desenvolvidas sob a égide da Filosofia, toda gama de concepções sobre a natureza humana e suas relações com o universo circundante, em que são privilegiadas perspectivas metafísicas e enfatizado o potencial de espiritualidade e transcendência da consciência. Essas tendências todas convergiam na rejeição aos modelos tradicionais de família, de trabalho, de escola, de relações interpessoais, de igreja, de governo, de instituições em geral, e da própria cultura ocidental. Paralelamente, essas teorias fazem referência a uma instância unificadora transpessoal, o Eu, uma espécie de Eu Superior ou Total, também designado como Self Espiritual ou Transpessoal (Assagioli, 1976), ou Testemunha Transpessoal (Wilber, 1990), ou simplesmente Self (Si Mesmo), com S maiúsculo, na conhecida concepção de Jung que, ao contrário do que é muitas vezes entendido, não se refere apenas a um arquétipo psíquico coletivo, organizador das personalidades individuais, mas a um arquétipo psicóide, isto é, de natureza não  exclusivamente psíquica ou material, mas transcendente e irredutível a essas dimensões, e tendo vigência não só entre os homens mas no todo universal. No cree referencias para capítulos de libros escritos. Outra importante influência na constelação do Movimento Humanista, diz respeito à afluência de importantes escolas de Psicologia da Personalidade desenvolvidas nos Estados Unidos. Mas é necessário que aqui sejamos cautelosos para não fazer deste tipo de colocação algo extra-humano ou sobre-humano. Já outras abordagens humanistas têm, após a morte de seus criadores, encontrado discípulos que nelas descobrem certos potenciais ou tendências transpessoais (Bertollucci, 1991, aponta indícios nesse sentido já nas formulações primeiras do Psicodrama de Moreno), ou que lhes desenvolvem extensões com características transpessoais (Pierrakos, por exemplo, faz algo assim a partir da obra de Reich), ou ainda criam metodologias transpessoais fortemente inspiradas em sua escola de formação (incluiria aqui o Cosmodrama de Pierre Weil e, talvez como um esboço, a Síntese Transacional de Roberto Crema, desenvolvidas na Universidade Holística Internacional de Brasília, e respectivamente inspiradas no Psicodrama e na Análise Transacional). São Paulo: Cultrix. Entretanto, o uso de termos como espiritual, transpessoal, divino, trans ou meta humanos, não exclui a compreensão de que a busca da transcendência seja encarada como algo natural, isto é, intrínseco à natureza humana: Transcendência também significa tornar-se divino ou assemelhado a Deus, indo além do meramente humano. Título de seu livro Consciência Cósmica, hoje um clássico da Psicologia Transpessoal, o termo ainda é largamente utilizado, em grande parte como uma homenagem a esse grande pioneiro no estudo científico dos estados superiores da consciência humana. El potencial está dentro de nosotros, según las actividades en las que nos involucremos así se manifestará, por lo que ser grandiosos depende más de nosotros, de nuestra valía y voluntad, de nuestra autoayuda y superación, del no sólo PODER y SABER, sino también de QUERER. . As tecnologias de biofeedback e as especulações sobre os potenciais humanos que seu uso levantou, chegam por vezes a ser apontados como uma das mais fortes influências que pesquisas em áreas afins tiveram no surgimento da Psicologia Transpessoal. Según este enfoque, cada uno de nosotros debe decodificar aquello que hay en su interior y darle forma, luchar por ello cueste lo que cueste. El potencial no solo es una victoria; también forma parte del hecho de ser vencidos, de la derrota, y sobre todo de lo que viene después. Na verdade, para os psicólogos transpessoais, a tendência a buscar a realização espiritual, mediante a transcendência de todas as limitações à consciência, é encarada como uma necessidade tão básica como a também defendida como natural tendência (proposta pelos humanistas e em geral aceita pelos transpessoais) a buscar a auto-atualização e o crescimento emocional. cómo compensar sus carencias. Ainda bem que haveria de surgir defensores do movimento do potencial humano, dentro da abordagem da corrente humanista da Psicologia, então denominada de terceira força da Psicologia. Publisher 1- Remuneracin: salario, incentivos econmicos, comisiones, Premios, etc. se está indo ou vindo  no caminho que liga a Tradição à Psicologia Transpessoal. Por ello, fue llamado en su tiempo movimiento del potencial humano. James, W. (1991). Nacimiento y desarrollo inicial de la Psicología Positiva, Situación actual y desarrollo futuro de la Psicología Positiva, LAS EMOCIONES POSITIVAS HACIA EL PRESENTE: PLACERES y/o GRATIFICACIONES. Fortalezas e inteligencia emocional ejercicios. A Psicologia Humanista retoma em grande parte as propostas da Psicologia da Gestalt alemã, em especial a visão holista (que privilegia o todo em detrimento das partes, opondo-se ao elementarismo e ao reducionismo) do ser humano e seu envolvimento ambiental. Your content goes here. Emergência Espiritual: Crise e Transformação Pessoal. Assim, concebem o homem  como marcado pela necessidade, que vêem como intrínseca a  todo organismo vivo, de atualizar seu potencial e se tornar a totalidade mais complexa, organizada e autônoma que for capaz. Para el humanismo la persona va a tener en algún momento de su vida algún problema, alguna dificultad, alguna necesidad de apoyo pero eso no significa que esté mal o que padezca una patología mental. Hola Verónica! Más aun, la fortaleza humana viene a ser los cambios que se suceden dentro del sí mismo, y . Me parece de mucha importancia sitios que compartan este tipo de información ya que es conocimiento relativamente nuevo que mucha gente no conoce aún y es de gran ayuda. A concepção transpessoal da existência de  outros estados de consciência além dos tradicionalmente aceitos pelas teorias correntes (vigília, sonho, sono sem sonhos, intoxicação, e alguns estados intermediários), muitos dos quais entendidos como estados supra-conscientes cujas potencialidades na promoção da saúde e crescimento superariam em muito as do estado normal de vigília e as derivadas da análise das faixas infra-conscientes descobertas por Freud, faz da exploração das possibilidades últimas da consciência o interesse primordial das teorias, pesquisas e aplicações da Psicologia Transpessoal. Para alcanzar este estado, podemos, por tanto, basarnos en las siguientes dimensiones: Tanto Viktor Frankl como Mandela y Gandhi pasaron mucho tiempo con sus necesidades de seguridad amenazadas. Aún más, en ocasiones tampoco tenemos la oportunidad de demostrar todo nuestro potencial ni de dedicar nuestras vidas a aquello en lo que hemos soñado siempre. As novas descobertas e teorias, recuperando concepções milenares da Religião e Filosofia, sugerem que as realidades se constituem a partir de uma filtragem e reconstrução holográfica realizada pela mente em sua relação com a realidade inefável implicada no âmago do mundo fenomenal ilusório, não obstante a própria mente não seja mais entendida como organicamente contida no cérebro (algumas propostas crêem ser a mente, na verdade, obstruída pelo cérebro). O que é a Pessoa?. Asimismo, un aspecto que debemos considerar es la dificultad a la hora de alcanzar esta cumbre dorada. Um “estado alterado da consciência” (ASC) pode ser definido como uma alteração qualitativa no padrão comum de funcionamento mental em que o experienciador sente que a sua consciência está radicalmente diferente do seu funcionamento “normal”. No sustituyen el diagnóstico, el consejo o el tratamiento de un profesional. O próprio termo Consciência Cósmica, que para G. Murphy (in Frick, 1975) define a experiência em que há uma perda do sentido de contraste ou oposição entre o eu e o mundo. ), parece relacionar-se às raízes humanistas do Movimento Transpessoal. Embora a diversidade das teorias e técnicas psicoterápicas abrangidas pela Psicologia Humanista seja quase inumerável, o reconhecimento do potencial positivo e saudável da natureza humana tende a congregá-las  em um objetivo de trabalho comum, distinto do apresentado pelas Forças anteriores. parte de su quehacer. El primer escalón de la pirámide de Maslow no estaba siendo cubierto, pero, aun así, se focalizaban cada día en su autorrealización. Origen de esta psicología del potencial humano Muchos autores y terapeutas como Abraham Maslow, Michael Murphy, George Leonard, Carl Roger, Alan Watts, Claudio Naranjo, etc. . Como não há focalizador, isto é, lentes focalizadoras, a chapa tem  a aparência de um padrão de espirais destituído de significado. La psicología debe ocuparse de la subjetividad: y de la visión que tiene el hombre del mundo. O segundo, eminente físico teórico, na tentativa de integrar inquietantes e paradoxais teorias, pesquisas e concepções no campo da micro e da macro física, propõe uma teoria holográfica do universo, por ele  concebido como um contínuo dobrar-se e desdobrar-se das formas aparentes  – a ordem exposta – a partir de uma realidade mais profunda, transcendente e subjacente a tudo que existe: a ordem implicada da qual tudo é imagem holográfica. Os tanques de privação sensorial, recurso de alteração da consciência alternativo ao uso de drogas, foram amplamente utilizados nas primeiras pesquisas (as do cientista e teórico transpessoal John Lilly, 1973, são, provavelmente, as mais famosas e importantes) e é um dos aparatos mais caracteristicamente associados à imagem da pesquisa transpessoal, chegando a inspirar o filme Altereted States (Viagens Alucinantes) de Ken Russel que, com certos exageros e distorções próprios de uma obra de ficção, divulgou entre o público leigo a moderna investigação da consciência ampliada. Já anteriormente criticada como inadequada e limitada quando aplicada ao estudo do mundo humano, essa atitude científica é agora igualmente denunciada como inútil e enganadora para um entendimento mais profundo da própria realidade do mundo das coisas. denominamos la psicología del potencial humano. No contexto das intensas transformações culturais observadas na cultura ocidental nas últimas décadas e que, como vimos, estiveram também associadas ao desenvolvimento da Psicologia Humanista, houve um crescente interesse em espiritualidade, assim como um significativo aumento do número de pessoas envolvidas em espetaculares vivências de alteração e ampliação da consciência. Muitos renomados psicólogos humanísticos mostraram crescente interesse por várias áreas antes negligenciadas e por tópicos de psicologia como experiências místicas, transcendência, êxtase, consciência cósmica, teoria e prática de meditação ou sinergia inter-espécie ou interindividual. Em 1968, em discussão de que participaram também Viktor Frankl e Stanislav Grof, é adotado o  título Psicologia Transpessoal em substituição ao anteriormente proposto, e a revista lançada em 1969, sendo o movimento assim apresentado : Psicologia Transpessoal (ou “Quarta Força”) é o título dado a uma força emergente no campo da Psicologia, representada por um grupo de psicólogos e profissionais de outras áreas, de ambos os sexos, que estão interessados naquelas capacidades e potencialidades ÚLTIMAS que não possuem um lugar sistemático na teoria positivista ou behaviorista ( “Primeira Força”), na teoria psicanalítica  clássica ( “Segunda Força”), ou na psicologia humanística (“Terceira Força”). Ahora bien, estudios como el llevado a cabo por Wild Whitellman, de la Universidad de Atlanta, nos señala la firme necesidad de reinterpretar la teoría de la autorrealización. DESARROLLO DEL POTENCIAL HUMANO 1: JUAN LAFARGA CORONA: : Books If you are a seller for this product, would you like to suggest updates through seller support? Novas descobertas e teorias em ramos de ponta da pesquisa científica têm a tal ponto abalado as concepções estabelecidas de realidade e Ciência que, recorrendo-se à conhecida concepção de história da Ciência apresentada por Kuhn (1987), tem sido freqüentemente apontado que estaríamos em plena crise e revolução paradigmática, testemunhando o nascimento de um novo paradigma científico, isto é, uma nova concepção de realidade e Ciência. Esta metodología exige obtener algún tipo de medida indirecta de la capacidad de reserva, una medida que puede conseguirse, por ejemplo a través de entrevistas clínicas o cuestionarios. Necessitamos de algo “maior do que somos”  (Maslow, s. d., p.12). No obstante, es necesario que la escuchemos y que nos focalicemos cada día en darle forma. Maps of Consciousness. Psicologias Transpersonales. Da necessidade de intercâmbio de pesquisas e pontos de vista desses estudiosos isolados e deslocados nos meios mais oficiais, como outrora ocorrera com os psicólogos que se associaram no lançamento da proposta humanista, emergiam as condições para a articulação de um novo movimento congregador, envolvido agora na investigação privilegiada das experiências  inusuais e ampliadas da consciência humana. As relações mente/cérebro/realidade constituem aliás uma das principais temáticas unificadoras dos novos interesses científicos. (Org.). Durante el transcurso de la carrera hemos visto que existe un grupo de personas que se encuentra relativamente olvidada, aquella que "no necesita de nuestra ayuda", que se desarrolla conforme a la norma respecto a cuestiones intelectuales, sociales, afectivas, sin embargo, un componente esencial pero poco trabajado y abordado por la Psicopedagogía es precisamente la Psicología Positiva y los elementos que aborda, que no solo corresponden a la corriente psicológica, si no que tienen relación con todas las disciplinas, pues en todas ellas esta inmerso el ser humano y la preocupación de todas ellas debe ser siempre promover el bienestar del ser humano y ser un canal para que este encuentre su felicidad a través de un desarrollo pleno. Não obstante o interesse milenar do ser humano pelas dimensões superiores e espirituais de sua psiquê e experiência, e do significativo trabalho desenvolvido no campo da Psicologia por pioneiros como os que foram referidos, é somente de meados para o final da década de 60 que uma série de fatores contribui para o aumento de investigações, teorizações e práticas psicológicas relacionadas ao tema, criando condições para a emergência e institucionalização da Psicologia Transpessoal enquanto movimento organizado que se propõe como a Quarta Força da Psicologia. Fadiman e Frager (1979) assim explicam esta proposição: Weil (1972)  oferece evidência de que os assim chamados “estados alterados” são não só naturais como também necessários para o bem estar e a saúde continuada da pessoa. _____(s. d.). São Paulo: Best Seller. Tais concepções, permanecendo atuais e dando margem a estudos adequados ao arcabouço teórico e conceptual da Ciência atual, podem ser considerados como patrimônio pela moderna Psicologia científica e, nos aspectos relacionados à espiritualidade, como contribuições à Psicologia Transpessoal. Maslow, ao contrário, se propõe o estudo das mais saudáveis e admiráveis pessoas, por ele denominadas personalidades auto-atualizadoras, dando início à tradição humanista de abordar a Psicologia a partir do prisma da saúde e do crescimento psicológico. (2 ed.). Hall, C. S. & Lindzey, G. (1984). Edit or remove this, Respondemos tu consulta o solicitud en 24 a 48 horas, En caso de urgencia comunícate (+591) 77740585, Servicio de Interés Nesses mapeamentos, além das faixas reconhecidas e exploradas pelas outras psicologias, invariavelmente apresentam, como de fundamental importância em seus modelos teóricos, níveis onde não só se ultrapassam os limites da personalidade e biografia pessoal, como também os da própria condição humana, acessando domínios trans-humanos da consciência, e mesmo trans-naturais, na medida em que não se restringem nem aos três reinos conhecidos da natureza. Como estudiante de psicopedagogía he aprendido que no sólo debes centrarte en un porcentaje de la población, aquellos que presentan dificultades en el aprendizaje, sino que nuestra labor va encaminada a buscar el crecimiento pleno de todas las personas, en relación a su aprendizaje, sin importar sus caracteristicas propias; es por esto que creo que la psicología positiva fue un enfoque muy pertinente y oportuno, todos a nuestra manera merecemos alcanzar nuestro máximo potencial y que mejor que lograrlo en base a investigaciones y conceptos realmente sustentados; esto va más allá de una aspiración, esto permite su aplicación a la vida diaria y de todos.Gracias Dr. Enrique por compartirnos un poco más de este enfoque.- Sofía Flores Castellanos. Nesse sentido, certos episódios psicóticos, ao invés de sintomas de patologias ou deficiências, podem ser entendidos como crises da evolução ou episódios de emergência espiritual que, com a devida ajuda terapêutica, permitiriam ao indivíduo o acesso a uma identidade bem mais consciente e elevada que a da habitual normalidade. Daí o generalizado consenso, que alguns entendem como a característica mais marcante da  visão de homem que a Psicologia Humanista apresenta, em rejeitar concepções estáticas da natureza humana, considerada antes como algo fluido: uma tendência para crescer, um movimento de sair de si, um projetar-se, um devir, um incessante tornar-se, um contínuo processo  de vir a ser. Teorias da Personalidade. Criticam os humanistas, sobretudo ao Behaviorismo, a tendência a generalizar conclusões obtidas a partir de experimentos realizados quase que exclusivamente em pesquisa animal; assim como a forte tendência da psicologia experimental em, mesmo quando dedicada a trabalhos com pessoas, centrar-se em aspectos fisiológicos, ou muito parcializados, perdendo de vista a própria dimensão psicológica característica do ser humano, que deveria em princípio ser o enfoque prioritário de uma ciência dedicada ao estudo da mente e da psiquê. É que, dentro da perspectiva da aceitação de vários estágios de desenvolvimento antes do crescimento psicológico voltar-se à busca do transpessoal, assim como dada a aceitação do amplo espectro de faixas e estados de consciência que vão desde o infra-humano até o transpessoal, passando pelas faixas pessoais e biográficas em que se desenrola a maior parte do drama de nossas existências, a Psicoterapia Transpessoal admite a validade da maioria das técnicas psicológicas, desde que se restrinjam à faixa de consciência e ao estágio de desenvolvimento a que correspondem. Psicólogo adiante de seu tempo, em muitas de suas revolucionárias concepções antecipou em décadas diversas tendências assumidas hoje pela Psicologia Transpessoal, sendo impossível, neste curto espaço, traçar  ainda que um resumo de suas contribuições ao estudo das dimensões transcendentes da consciência – ou do inconsciente, como ele preferiria dizer. Torna-se urgente, não só do ponto de vista teórico, mas inclusive do prático e metodológico, a compreensão do espectro ampliado da consciência humana e dos meios de nele transitar. El Doctorado en Desarrollo del Potencial Humano está dirigido a todas las personas que cuenten con un grado de Maestría, que estén desempeñando -o que deseen desempeñar- funciones de gestión del talento laboral en instituciones educativas, en alguna organización pública o privada, en empresas industriales, comercializadoras y de servicios maria antonieta dorantes gomez dictaminador: mtra. Desarrollo de competencias laborales, Charlas y capacitaciones COSTA RICA. El aporte de esta noción refiere a la distinción de dos niveles de desarrollo: el actual, en donde nos encontramos; y el potencial, aquel al que podemos acceder cuando las condiciones del medio son favorables y/o estimulativas. Em Weil, P. En nuestras manos está si en los trabajos o actividades que nos involucramos nos permiten obtener lo mejor de nosotros y adicionalmente como si fuera poco, de ello depende también nuestra felicidad. Psicología positiva técnica – Esperanza y optimismo. _____(1988). El Instituto Potencial Humano (IPH) fue fundado en 1980 con la vocación de ser un centro de referencia en el desarrollo del ilimitado potencial dormido que alberga toda persona. Fadiman e Frager (1979) distinguem os dois pontos de vista, afirmando ser um (o humanista) centrado no desenvolvimento do eu, ou self, individual; e o outro no crescimento transpessoal: a tendência de cada pessoa relacionar-se mais intimamente com algo maior do que o self individual ( p. 284 ), no caso, o Self Transpessoal. 20 (1). El concepto del Potencial humano es importantísimo porque hay que ser consciente de que todos tenemos un gran potencial humano y podemos utilizarlo para mejorar nuestra vida y . Se desarrollan a través del ejercicio, la gimnasia o la práctica de algún deporte. Está sendo solapada em suas próprias bases a visão de mundo cartesiano-newtoniana, cujos princípios de ordenação lógica e causal, e de objetividade confiável das dimensões espaço-temporais, tinham até agora fornecido alicerce seguro para a paulatina e inexorável construção do edifício da Ciência. Em Weil, P. e outros. (Orgs.). finales del siglo XX surge una corriente en psicología conocida como, Profundizar en estos temas desde la visión de la Krems, J.A., Kenrick, D.T., & Neel, R. (2017). Pregunta sobre tu necesidad de capacitación en: Tu dirección de correo electrónico no será publicada. E por fim vamos encontrar o extraordinário Carl Gustav Jung, outro gênio cuja filiação póstuma em suas fileiras, como membro honorário e precursor, é disputada tanto pelo Movimento Humanista como pelo Transpessoal. SATISFACCION LABORAL. afirma: Ironicamente, esta linha de pensamento é hoje tão obsoleta para a física quanto foi obsoleta para a psicologia (p.57). Ainda hoje, não obstante os aspectos polêmicos e as objeções legais que sua utilização envolve, os psicodélicos (designação que os transpessoais preferem à de alucinógenos) permanecem, no meio transpessoal, como um considerável recurso de alteração da consciência, com fins de pesquisa, tratamento, desenvolvimento e auto-exploração psíquica. Este tema nos ha interesado y apasionado ya que visualizamos como nos limitamos a lo que la sociedad supone y predetermina para nosotros,  esperamos que los demás vengan por nosotros  o esperamos que alguien nos descubra. See all condition definitions — opens in a new window or tab Please create a new list with a new name; move some items to a new or existing list; or delete some items. - Miriam Daniela Martínez Castellanos, Tema Ventana de imágenes. (Org.). Na visão ampliada que a Psicologia Transpessoal apresenta, o ser humano, para além dos aspectos individuais e biográficos de sua consciência e personalidade, e para além do organicamente explicável pelos processos fisiológicos ou cerebrais, é considerado como implicado em uma dimensão (a Consciência) que, a um só tempo, é matriz de sua identidade e integra inclusivamente (ou holograficamente) o todo da criação. Altereted States of Counsciousness. É entretanto no campo das psicoterapias e técnicas de crescimento pessoal, mais do que em qualquer outro, que a contribuição da Psicologia Humanista é especialmente exuberante e espetacular, resultando em uma verdadeira revolução nos conceitos e formas de ajuda psicológica. El primero (estático) traduce la reserva a nivel cerebral en número de neuronas, tamaño cerebral o densidad sináptica. Te deseo toda la suerte! Além do mais, a alteração da consciência parece ser a possibilidade de um caminho, no mínimo, mais barato para acessar dimensões da realidade que, por outros meios, só são investigáveis mediante recursos tecnológicos caríssimos e, muitas vezes, altamente perigosos. Saludos, Muchas gracias, Enrique, por escribir sobre estos temas del potencial humano, hacía mucha falta algo así.¡Felicidades!Rebeca. El concepto del Potencial humano es importantísimo porque hay que ser consciente de que todos tenemos un gran potencial humano y podemos utilizarlo para mejorar nuestra vida y por qué no mejorar el mundo, de hecho desarrollar nuestro potencial humano es mejorar el mundo porque si nosotros somos mejores personas el resto del mundo lo va a notar. Desarrollo de Potencial Humano. Tomadas até as últimas conseqüências, certas concepções básicas da visão existencial de homem e de universo, como as que propõe o caráter singular e único de cada existência, a imprevisibilidade das possibilidades e dos projetos decorrentes da liberdade e escolha autênticas, assim como a irracionalidade de um universo que, afora os mutantes sentidos que cada homem a cada momento lhe imprime,  é de uma absurda e absoluta gratuidade,  parecem tornar irrelevante qualquer noção de previsibilidade, constância, replicabilidade, generalização, racionalidade e mesmo comunicação de resultados, no estudo do humano. Novamente, porém, vamos encontrar significativas diferenças, de grau e qualidade, entre a proposta humanista e a transpessoal. Repentinamente, o discurso dos físicos é quase indistinguível do dos místicos (como demonstrou Leshan, 1991), os quais, parecem ter há séculos obtido acesso a substratos mais reais da realidade, que só agora a Ciência adentra, observa, e até descreve matematicamente, mas não concebe, enquanto não muda a faixa de consciência do cientista que a pratica. O que realmente define a orientação transpessoal é um modelo da psiquê humana que reconhece a importância das dimensões espirituais ou cósmicas, e o potencial para evolução da consciência. La psicología organizacional ofrece muchas técnicas para la formación de equipos. Es increíble ver cómo hay talentos desperdiciados, ideas flotantes, capacidad dormida y GRANDIOSIDAD minimizada, quizá porque no aprendemos a creer en nosotros mismos como lo han hecho las personalidades creadoras y en parte también por las limitaciones de nuestra sociedad, no es de extrañarse que Maslow nos advirtiera: “En lugar de dedicar todas nuestras energías a idear cosas más rápidas y mejores, deberíamos intentar crear sociedades que produzcan más personas autorrealizadas”. São Paulo: Cultrix. Revista Estudos Avançados – USP 2 (2). (…) paradoxalmente, nossa natureza “mais elevada” é também “nossa natureza mais profunda. El punto de vista metacognitivo implica una "amplia perspectiva". Wilber (1990) demonstrou este ponto de vista de forma bastante contundente e extensa em sua teoria do Espectro da Consciência, e a seguinte colocação de Grof  (1988) define bem a questão: Um terapeuta transpessoal lida com os problemas que emergem durante o processo terapêutico, incluindo acontecimentos mundanos, dados biográficos e problemas existenciais. Minha própria pesquisa de pós-graduação visa a integração da perspectiva transpessoal à  Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers. Coincido contigo, Enrique, en que "tener un mayor conocimiento de las aportaciones de esta nueva corriente" facilitará el acompañamiento y apoyo a las personas en sus procesos formativos. After viewing product detail pages, look here to find an easy way to navigate back to pages you are interested in. ‎, ISBN-10 margarita martinez rivera dictaminador: lic. Find all the books, read about the author, and more. Afora a sempre lembrada homenagem póstuma aos pragmatistas John Dewey e Willian James, destacados teóricos independentes como G. Allport, G. Murphy, Murray, Kelly, Ellis, Maslow e Rogers, assim como toda a escola de Psicologia do Self e a corrente de fenomenólogos americanos, associaram-se ao movimento, em diferentes graus de apoio e envolvimento. (1990). Do ponto de vista dos múltiplos estados, o nosso estado comum é assim definido por ser deficiente, por fornecer uma percepção distorcida da realidade e por não ser capaz de reconhecer essa distorção. Assim, contextualizando-se em um quadro de revolução paradigmática, a Psicologia Transpessoal recebe estímulo para se consolidar como  movimento de contribuição e resposta da  ciência psicológica que se atualiza, ao desafio e tarefa que – tradicionalmente colocado a todo empreendimento científico – recebe agora renovados significados: conhecer, colocando este conhecimento a serviço da humanidade, a  realidade do universo que nos cerca. ou adaptado a que? Es un crecimiento intencionado, responsable y creativo donde no darnos por vencidos hasta convertirnos en aquello a lo que aspiramos. Mientras que las escuelas anteriores se centraban esencialmente en la conducta humana anormal, la psicología humanista se centra en ayudar a las personas a desarrollar todo su potencial, puesto que se centra en ideas como el crecimiento personal o la libre voluntad del . . As Variedades da Experiência Religiosa. São Paulo: Harper & Row. es entendida como la capacidad del cerebro para afrontar los cambios cerebrales producidos por el envejecimiento normal o por un proceso neuropatológico, que contribuye a disminuir sus manifestaciones clínicas. Além do Ego: Dimensões Transpessoais em Psicologia. Dentro de estos elementos, han estudiado los aspectos negativos y positivos. As psicologias ocidentais tradicionais têm tido posições diferentes no tocante à consciência. Na verdade, todo estado de consciência é necessariamente limitado e só é real em termos relativos. “La única cosa que importa es la autorrealización. _____(1991). Desde rompehielos hasta experiencias de vinculación, los líderes de empresas pueden beneficiarse de las actividades que ayudan a sus empleados a verse a sí mismos como parte de un grupo que trabaja hacia un objetivo común. El humanismo se desarrolla como una respuesta a las escuelas psicológicas del psicoanálisis y el conductismo. 198-1990), Nas teorias transpessoais são subvalorizados os aspectos históricos, biográficos, pessoais, e mesmo organísmicos da personalidade e do eu, ou talvez fosse melhor dizer eus, já que vários autores transpessoais rejeitam a idéia de que os indivíduos tenham um eu único, apontando para uma verdadeira multidão intrapsíquica de eus autônomos (subpersonalidades na expressão de Assagioli, 1976; ou multimentes, na expressão de Ornstein, 1986) com os quais, alternadamente, a consciência se identifica. Las teorías y técnicas del humanismo se basan en un enfoque en el que el profesional no juzga lo que la persona cuenta en terapia. Un aspecto fundamental de la terapia centrada en la persona es la empatía. Los adultos no esperan que otra persona les presente un problema para resolver. (Org.) psicología positiva nos permite tener una perspectiva fresca y a la vez basada en investigaciones científicas sobre el desarrollo del potencial humano. Este primer modelo es conocido como modelo pasivo. Estas implican crecer y desarrollarse, de tal manera que se alcance el potencial máximo del ser humano. Humanistic Psychology. En este nivel se encuentran elementos como el desarrollo de la moralidad, la orientación hacia los demás, la persecución de ideales y el fortalecimiento de las propias facultades. Journal of Transpersonal Psychology 1(1). Y Postgraduada en Psicoterapia psicoanalítica breve del Centro de Investigaciones Psicológicas en 2006. Please try your request again later. Santos, B. S. (1988). (Org.). Ao falar aqui de algumas dessas tendências especialmente polêmicas, desejo frisar minha posição de ser contrário à exclusão apriorística e preconceituosa de qualquer abordagem nova, especialmente porque considero que a abertura ao novo é a principal alavanca do progresso científico. Suscríbete gratis Aquí. Vetarlo o no favorecerlo conduce a la frustración. Com sua rápida e sólida difusão a Psicologia Humanista se mostra hoje uma Força firmemente estabelecida e respeitada no panorama da Psicologia mundial, generalizadamente reconhecida nos campos teóricos, acadêmicos e de aplicação. (Bucke, 1993, p. 78). Na verdade, a aceitação do homem como ser cuja auto-realização final envolve a auto-transcendência e o acesso a uma dimensão cósmica ampliada de participação universal, naturalmente tende a aproximar a Psicologia Transpessoal das concepções religiosas da natureza humana, as Psicologias Espirituais como denominou Tart (1979), as quais imemorialmente defendem este ponto de vista como pressuposto que fundamenta a própria Religião, conforme já constatara William James em seus estudos sobre as variedades da experiência religiosa: Resumindo da forma mais ampla possível as características da vida religiosa, tais como elas se nos deparam, encontramos as seguintes crenças: 1. Aliás, a indissociabilidade da relação entre mente e realidade, implicada em diversas concepções das modernas ciências naturais, lança nova luz sobre o secular problema mente-corpo, tradicional e de longa história no desenvolvimento da Psicologia. Salvo referências a eruditos estudos antropológicos do que até então podia ser considerado como uma exótica curiosidade de culturas primitivas ou de fechados grupos religiosos, os psicólogos só tinham para repetir surradas lições de psicopatologia psiquiátrica, que logo se mostravam como inadequadas respostas àqueles que os procuravam  em busca de explicações e ajuda para entender e integrar tão extraordinárias vivências. Ele acredita que a menos que tenhamos oportunidade de mudar nosso estado de consciência, podem desenvolver-se sintomas emocionais graves. Existem diversas formas e apoios para que consigamos atingir esse objetivo. Cartografia da Consciência Humana. Entre sus beneficios estan: Mejora la productividad: El desarrollo del potencial humano permite que los empleados se desempeñen de manera más eficiente y efectiva, lo que a su vez se traduce en una mayor productividad para la empresa. Experiência Cósmica e Psicose. Dentro de esta corriente, una de las figuras más destacadas fue sin duda Abraham Maslow. Nace en Estados Unidos con el lanzamiento del manifiesto Bugental, 2 como reacción al psicoanálisis y conductismo más ortodoxo que imperaban en la . Assim, ao invés de empenhar-se em exaustivas  descrições e teorizações sobre os mecanismos das enfermidades psíquicas, reservando à saúde a definição negativa de ausência de doença, é mais típico da Psicologia Humanista buscar definir as características do pleno e saudável exercício da condição humana, em distanciamento do qual as patologias podem então serem entendidas. Potencial humano. Es decir, Carl Rogers, otra figura relevante dentro de la psicología humanista, nos dijo que se trata también de. O nome, talvez não tenha sido tão adequado assim, mas que veio com muita força, isso é incontestável. El desarrollo del potencial humano pasa básicamente por tres etapas, las cuales son; el desarrollo infantil, desarrollo adolescente y desarrollo adulto.El concepto de desarrollo humano se ha convertido en un concepto paralelo a la noción de desarrollo económico aunque el primero es más . Opõem-se os humanistas à concepção psicanalítica do homem como um animal lúbrico e feroz, movido por necessidades instintivas de prazer e agressão, ao qual só a custa de muitas restrições e sublimações da natureza animalesca básica se pode, na melhor das hipóteses, trazer algum verniz de racional sociabilidade, mas não sem um inevitável ônus de frustração, infelicidade e Mal-Estar da Civilização. Si ponemos la mirada en la clásica teoría de Abraham Maslow sobre las necesidades humanas, podemos llegar a creer que ese ascenso hasta la cumbre (la autorrealización) sigue un proceso lineal. O extraordinário desenvolvimento de terapias e técnicas de trabalho com grupos, especialmente na forma de vivência intensiva, é uma das tendências que marca a Psicologia Humanista. Psicología humanista. Tratando-se primariamente de um movimento congregador de diversas tendências, unidas pela oposição ao Behaviorismo e à Psicanálise, assim como pela convergência em torno de algumas propostas comuns, várias afluências, adesões e influências podem ser apontadas, destacando-se as que se seguem: A crítica que a Psicologia Humanista faz à Psicanálise, centra-se sobretudo na visão pessimista, determinista e psicopatologizante que atribui à teoria de Freud, assim como na impessoalidade da técnica transferencial. São Paulo: Clube do Livro. Embora a diversidade das teorias e técnicas psicoterápicas abrangidas pela Psicologia Humanista seja quase inumerável, o reconhecimento do potencial positivo e saudável da natureza humana tende a congregá-las em um objetivo de trabalho comum, distinto do apresentado pelas Forças anteriores. Grof, S. & Grof, C. A volta ao humano como objeto de estudo é uma das bandeiras do Movimento, importante a ponto de fornecer-lhe o título designativo. Outras Afluências como movimento aberto e inclusivo de novas tendências, idéias e experimentações pouco ortodoxas, a Psicologia Humanista não tardou a integrar em suas fileiras de simpatizantes e proponentes toda sorte de marginais contestadores do sistema. Aspinwall y Staudinger ponen de relieve voces que aportan apoyos y también desafíos a este . White, J. Abstracto: La globalización y los cambios tecnológicos, han influido progresivamente en la concepción que se tiene del trabajador y de la labor que este realiza en el logro de las metas productivas, lo que ha llevado a las empresas a buscar cambios en la gestión del talento humano . PaisProvider NameProvider NameProvider NameNo Preference. Influências matizadas de aspectos que em breve dariam origem ao Movimento Transpessoal, especialmente relativas ao estudo e aplicação de técnicas de meditação e experimentação psíquica com drogas psicodélicas, também podem aqui ser incluídas, embora alguns humanistas mais ortodoxos as rejeitem como parte das superficiais e pouco sérias contribuições e adesões que o movimento acabou por atrair, em grande parte devido ao clima cultural mais amplo a que o surgimento da Psicologia Humanista esteve associado e que examinaremos a seguir. O  modelo transpessoal considera nossa consciência comum um estado contraído e defensivo (…) A consciência ótima é considerada bem mais ampla e potencialmente disponível a qualquer momento, se a contração defensiva for relaxada. ABRAHAM MASLOW Y EL DESARROLLO DEL POTENCIAL HUMANO. Organizational Human Potential Development is a theoretical and methodological intervention model to be built in multiple iterations between theory and practice. Rio de Janeiro: Zahar. Ésta forma parte del proceso de ejecución. Em Walsh, R. N. & Vaughaan, F. considerar como hay elementos esenciales para este descubrimiento del propio potencial humano no solo en lo proporcionado por la Psicología Humanista, así como tampoco en lo exclusivo de la Filosofía, sino que encuentro puentes de conexión y vinculación que quiero empezar a trabajar y resaltar en este breve ensayo. Petrópolis: Vozes, p. 101-122. Historias y ejemplos reales cotidianos de superación personal. Elias Boainain Jr. Perspectivas em Psicologia, na Realidade e no Estudo da Consciência. Com este objetivo, após uma breve apresentação dos aspectos históricos e contextuais a que o nascimento de cada um dos movimentos esteve associado, a Psicologia Humanista e a Psicologia Transpessoal são examinadas e descritas em termos de suas posições e propostas características em quatro tópicos, ou dimensões, centrais: a Temática Privilegiada, a Visão de Homem, o modelo de Ciência, e os Métodos e Técnicas. Todos necesitamos en algún momento de nuestra vida palabras de motivación que nos den el empujón que nos falta para arriesgarnos, levantarnos, querernos, cuidarnos, o así de cliché como va a sonar: empezar de cero. Los contenidos de La Mente es Maravillosa se redactan solo para fines informativos y educativos. Entre os fatores extrínsecos mais comumente relacionados à emergência da Psicologia Transpessoal, é apontado o extraordinário desenvolvimento observado neste século no campo das ciências naturais, tais como a Física, a Química, a Biologia e a Fisiologia. Alterar a consciência não é mais um comportamento exclusivo de doentes mentais ou drogados. Los campos obligatorios están marcados con *. B. S. Haldane (citado por Ferguson, s. d.) que a realidade não é apenas mais estranha do que concebemos, mas mais estranha do que podemos conceber (p.150). Para ele, a relação entre a parcela de nossa vida psíquica de que temos consciência e a parcela predominante, que se situa abaixo do nível consciente, pode ser comparada à relação entre a pequena parte de um iceberg  que é visível à superfície do mar e a parte submersa, muito maior e predominante na movimentação do iceberg como um todo. La Psicología Humanista no surge de forma repentina, desconectada de su entorno histórico y contextual, su aparición pública se da en un momento particularmente receptivo, después de un largo periodo de incubación ideológica. E ainda com respeito à Psicologia Humanista, é importante ressaltar que as ligações íntimas e a não contradição intrínseca entre as  abordagens da Terceira e Quarta Forças, permitem que determinadas abordagens sejam consideradas como sendo, a uma só vez, humanistas e transpessoais, muitas sendo assim declaradas por proposta explícita de seus criadores, como é o caso, para citar os exemplos mais famosos, da Logoterapia de Viktor Frankl (onde predomina certa inclinação existencial-humanista) e da Psicossíntese de Roberto Assagioli (com franca inclinação transpessoal). Viktor Frankl se mantuvo firme en su sentido de la vida aún estando en Auschwitz y Dachau. São Paulo: EPU. cercana a la “normalidad”. Los conductistas ignoraban la subjetividad, el humanismo la pone en el centro de todo su hacer. Aumenta la motivación: Los empleados que se sienten valorados y reconocidos por su talento y potencial . São Paulo: McGraw-Hill. A Psicologia Humanista, conforme historia DeCarvalho (1990), surgiu, com esse título, no final da década de 50 e início os anos 60. : Más tarde debemos satisfacer las necesidades de afiliación, después las de pertenencia y amor, el estatus social y, más tarde, llegaría la “cumbre”. : Asumir que no va a ser un trayecto fácil es otro componente que aceptar sí o sí, como lo hicieron en su día figuras como las ya citadas. Entre os fatores mais comumente apontados, e que examinaremos a seguir, estão as necessidades decorrentes de fenômenos da mudança sócio-cultural; as novas perspectivas de compreensão e abordagem científica da realidade abertas pelos desenvolvimentos mais recentes das ciências naturais; e , no âmbito da Psicologia, certas decorrências do desenvolvimento da própria Psicologia Humanista. ¿Tú también deseas más de nuestros nuevos recursos en audios, pdf y videos exclusivos? Opondo-se ao reducionismo, que vêem como associado aos modelos de homem do Behaviorismo e da Psicanálise, recusam-se os humanistas a entender o ser humano como um mero jogo de forças instintivas e culturais, ou intermináveis cadeias de estímulo-resposta, sujeito aos mesmos processos comportamentais que os animais de laboratório. Como se pode então, em nome da Ciência, fechar os olhos ao que de mais significativo e característico há para se investigar no objeto que se tem para estudo? Sutich, psicólogo que conhecera  Maslow no final dos anos 40 e que nos anos 50 tornara-se ativo participante da Rede e intenso colaborador na discussão das novas idéias, veio a ter fundamental papel no lançamento e institucionalização da Psicologia Humanista. O espaço aqui seria pequeno, caso eu desejasse fazer a mínima justiça da citação nominal das novas escolas e propostas que foram desenvolvidas na vanguarda ou na esteira do Movimento Humanista. (Walsh & Vaughan, 1991, p. 61), Na verdade, para a visão transpessoal, o fato dos chamados psicóticos estarem muitas vezes vivenciando alterações da consciência que os colocam em contato com outras faixas de percepção da realidade, leva à consideração de que estariam em uma posição, de certo modo privilegiada, de poder romper com as limitações da identificação exclusiva a uma faixa específica, despertando para o espectro ampliado da consciência total e para a possibilidade de nele transitar. Sem a pretensão de poder acabar com essa confusão, mas desejando lançar alguma luz sobre o assunto, a caracterização que aqui apresento não terá a preocupação de discriminar ou comparar os posicionamentos e as contribuições de cada autor ou escola que se identifica ou é identificado como humanista ou transpessoal. Estamos comprometidos con tu bienestar y salud psicológica. 1970. Esse grande luminar, cuja obra nas últimas décadas vem sendo redescoberta e retirada das empoeiradas páginas da História da Psicologia, é aclamado como precursor não só da Psicologia Transpessoal, mas também do movimento fenomenológico, humanista e existencial da Terceira Força. Os humanistas, reeditando em novas versões propostas da Psicologia Compreensiva de Dilthey, da perspectiva holista da Psicologia da Gestalt, da primeira Fenomenologia de Husserl, e dos questionamentos existencialistas sobre a a singularidade e irracionalidade da existência concreta, tendem a acordar que a Psicologia  deve se afirmar  em um modelo de ciência do homem, respeitando e se adaptando às especificidades de seu objeto de estudo. El uso de la creatividad, encontrar otros caminos o incluso crearlos nosotros mismos, son puentes con los cuales pasar de la frustración a la cumbre personal. Há considerável consenso na crítica da aplicação, ao estudo do homem, de abordagens reducionistas, deterministas, elementaristas e objetivantes; ao passo que o racionalismo empírico-indutivo e hipotético-dedutivo é, com adaptações, menos rechaçado. Naturalmente, sendo a Psicologia Transpessoal uma proposta de Psicologia científica, e não se filiando enquanto movimento a nenhuma concepção religiosa específica de mundo, sua abordagem do espiritual e do religioso se fará pela via do empírico, pela atenção ao fenômeno experiencial em si, assim como pela consideração de seus efeitos psicológicos e suas implicações para a compreensão da estrutura, da dinâmica e do desenvolvimento da personalidade. En lo personal, me encanta que la misma psicología positiva es congruente con lo que establece ya que se enfoca en lo bueno y esto sirve para prevenir que más personas tengan una vida infeliz. Creo que es muy importante conocer sobre los aspectos que influyen en el desarrollo de la persona como el optimismo, la resiliencia y la felicidad, ya que de la misma manera como se busca que la persona supere un determinado trastornos, es igualmente importante procurar que la persona tenga un adecuado desarrollo en el área emocional para que pueda vivir plenamente. 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